quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Dicas de como ser bem sucedido na resolução de problemas.

No dia a dia enfrentamos situações que nos colocam em xeque mate, entretanto algumas atitudes podem transformar pequenas decisões em grandes conquistas que deixarão nossa vida mais interessante e prazerosa.

Ao enfrentar um situação complexa, pare, reflita e haja de acordo com alguns preceitos citados abaixo:

*Trabalhe arduamente -  
*Faça perguntas - não pergunte a esmo, apenas foque no problema e faça perguntas adequadas que lhe permitirá conhecer o problema como um todo;
*Ouça - algumas vezes apenas fazemos de conta que ouvimos as outras pessoas, mas você precisa ouvir com atenção,
*Aprenda - aprender é um processo continuo, você nunca conhecerá tudo em sua totalidade, mas se esforce e procure aprender o máximo possível.

Visualize seu esforços para ser bem sucedido de forma a respeitar algumas lições básicas:
  • Responsabilidade - lembre-se em qualquer função que você desempenha, você deve responsável. Não permita que as complexidades de quaisquer problema faça você ficar confuso quanto as suas responsabilidades.  Seja ético, conheça bem o problema, nem sempre bastará, mas com certeza irá auxiliará a fazer as escolhas corretas atendendo as necessidades sem violar as normas.
  • "Olhe seu peixe" de acordo com Louis Agassiz, esta frase se tornou celebre por uma experiência que este professor fez junto a sua classe, cada aluno aprendeu a conhecer o seu peixe literalmente, apenas observando o mesmo.  Aqui percebe-se a importância de dar especial atenção aos detalhes ou ao trabalho árduo e contínuo. Fique atento aos detalhes, alguma vezes uma pequena palavra, um detalhe mínimo e você terá a solução. Não cruze os braços, busque e faça seu próprio destino, sua própria sorte. Mergulhe na situação, estude afundo e reúna todas as informações necessário. 
  • Nunca fique só -  Jamais procure salvar o mundo sozinho, lembre-se que até Os Vingadores estão unidos, embora cada herói tenha seu poder, sozinho eles podem ser derrotados, ou levarão mais tempo para vencer. Treine, adquira experiência, conhecimento, não existe fórmula secreta, converse, não precisa expor todo o problema, mas pode-se sondar possíveis soluções, pergunte, pergunte e pergunte, assim reuniras o maior numero de informações possíveis.
  • Não tenha medo de recuar - sim, se for necessário recue, espere ganhe tempo, e redirecione o problema para mãos certas. Para saber se é o momento de recuar verifique se é possível dar respostas rápidas a estas questões: 
    1. Qual é o problema?  
    2. Quais são os fatos críticos relacionados a esta decisão? 
    3. O que está em efetivamente em risco?

Por fim pegue um pedaço de papel e e escreva uma frase no máximo duas informando a essência do problema. Não force a Barra. Se as respostas não forem rápidas e sucintas, é sinal de que é o momento de recuar e preparar-se melhor.


E por hoje essas são as preciosas dicas. Beijinhos e até a próxima.
Façam suas perguntas nos comentários. ou via e-mail:
casosefatosempre@gmail.com








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia único

Cada nova manhã é única, ao abrir nossos olhos neste alvorecer, Temos uma nova chance de alterar ou melhor de construir nosso destino. Cad...